mkg

Seja Bem Vindo!

Peça de Teatro "O Seminarista"

Peça de teatro literátura

Encenação

O espetáculo " propõe:
Mostrar aos jovens obras de autores brasileiros;
Possibilitar-lhes a interação com a cultura literária através da compreensão da obra através do teatro;
Levá-los a comparar a história sócio - cultural da época Romântica no Brasil, quando os jovens tinham os seus destinos dirigidos pelas suas famílias, com o contexto atual;

Mostrar-lhes a importância da trama no estilo dramático e literário, para que sejam motivados à leitura adequada que atinge objetivos e necessidades culturais;

Surpreender os estudantes com uma dinâmica montagem teatral da obra, prendendo-lhes a atenção também pelo realismo dos trajes e costumes de época. Contando com uma moderna iluminação e a performance de atores talentosos, tornamos a obra de Bernardo Guimarães uma composição literária atraente e nem um pouco enfadonha. Enfim, lançando mão de toda magia do teatro para total entendimento do período retratado.

Sinopse

Publicado em 1872, O seminarista, obra que aborda o Celibato Clerical, é romance de linha pastoril na tradição da escola romântica.

É uma história de amor que, desde criança Eugênio nutria por Margarida. Adultos, o casal troca juramentos, mas a realização amorosa não se concretiza, por causa de um voto de castidade feita por Eugênio ainda criança.

Eugênio é obrigado a ser Padre por imposições tirânicas da família, que vê no serviço do altar uma brilhante carreira para o jovem, cuja vontade é ignorada.

Impedido de desistir do Seminário, é enganado pelos próprios pais com a falsa notícia do casamento de Margarida. Eugênio acaba conformando-se.

Quando volta a sua cidade, é chamado para socorrer espiritualmente um doente, que é a própria Margarida. Tomando conhecimento da verdade, deixa-se arrastar pela própria paixão que quase os leva a consumação sexual.

Margarida morre e Eugênio enlouquece.

Eugênio e Margarida são vitimas da arrogância e dos preconceitos de uma época que os faz viver tão tragicamente como Romeu e Julieta.
O espetáculo tem a duração de 60 minutos.

Ficha Técnica

Adaptação: Cesar Teixeira

Direção: Cesar Teixeira

Elenco: Waldoni Arseno, Andreza Domingues, Marcio Rizzo, Arlindo Júnior

Assistente de Direção e Divulgação: Marcio Rizzo

Figurinos / Cenários: Cesar Teixeira

Realização: MKG EVENTOS e Produções Artísticas

Produção Geral: Marcio Rizzo e Arlindo Junior