mkg

Seja Bem Vindo!

Peças de Teatro - “As Pessoas de Pessoa”

Peças de teatro literátura

teatro teatro

Sinopse:

“As Pessoas de Pessoa”, obra de Fernando Pessoa, adaptado para o teatro, é um espetáculo que é resultado da interação de vários elementos, que envolve, além dos atores, o texto, a cenografia e multimídia para dinamizar o espetáculo sem perder a magia e a poesia deste conjunto da obra e conta com uma iluminação total de vanguarda, que mostra o poeta de fenomenal significância dentro da Literatura Portuguesa.

Subdividido entre quatro personalidades: Ele próprio e seus três heterônimos, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis.

Os Poemas de Pessoa e seus pensamentos mais célebres, acertadamente ajustados nos quatro personagens representados seguindo uma linha poética com um lado dramático e plástico, em que o autor busca o sentido das coisas nos personagens.

Tudo ocorre em um cenário retratando uma taberna portuguesa do inicio do século XX, onde um encontro irreal ocorre entre Fernando Pessoa e seus heterônimos, travando-se um questionamento de idéias e comportamentos da época. Transporta o público para a época de sonhos onde “Navegar é preciso”.
Os Poemas de Pessoa e seus pensamentos mais célebres, acertadamente ajustados nos quatro personagens representados seguindo uma linha poética com um lado dramático e plástico em que o autor busca o sentido das coisas nos personagens.

Mostrando-se um Fernando Pessoa imaginativo, considera-se o ato de criar mais importante que o próprio viver; Ele mesmo! Lírico, desencantado, nacionalista místico e ocultista. Confrontado seu “EU” com seus heterônimos:

Seus heterônimos assim são representados:

Alberto Caeiro como o poeta da natureza pensando com os sentidos.

Ricardo Reis pensando com a razão, é clássico e pagão.

Álvaro de Campos emotivo, radical e futurista.

O roteiro de JC.Rocco, cuja bibliografia consta dos livros “Mensagens”, “O Eu profundo e os outros Eus” e “O pensamento vivo de Fernando Pessoa”.

O espetáculo propõe:

Mostrar aos jovens obras de autores consagrados;
Possibilitar-lhes a interação com a cultura literária e compreensão da obra através do teatro;
Levá-los a comparar a história sócio-cultural da época, com o contexto atual;
Mostrar-lhes a importância da trama no estilo dramático e literário, para que sejam motivados à leitura adequada que atinge objetivos e necessidades culturais;
Surpreender os estudantes com uma dinâmica montagem teatral da obra, prendendo-lhes a atenção também pelo realismo dos trajes e costumes de época. Contando com uma moderna iluminação e a performance de atores talentosos, tornamos a obra uma composição literária atraente e nem um pouco enfadonha. Enfim, lançando mão de toda magia do teatro para total entendimento do período retratado
O espetáculo tem a duração de 60 minutos.
Indicado para Estudantes e público em geral.

teatro

Ficha Técnica

Adaptação: JC Rocco

Direção: Sebastião Apollonio

Elenco: Augusto César, JC Rocco, Klever Dey Ravanelli, Marcio Rizzo, Kaká Mureno, Arnaldo Ajani, Carmem Sanches.

Assistente de Direção:
Divulgação: Marcio Rizzo

Figurinos: Wilson Coca

Cenários: Marcos Sanchez

Trilha Sonora: César Teixeira

Realização: MKG EVENTOS e Produções Artísticas